A Profissão de Piloto

A Profissão de Piloto

Formação de Pilotos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem por atribuição institucional o trato dos diversos aspectos da segurança de voo e esta depende diretamente dos níveis relativos à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização do pessoal aeronavegante.

Objetivando uma melhor qualificação da mão-de-obra especializada para a Aviação Civil em consonância com o que preconiza a Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), foram estabelecidos requisitos necessários à formação de pilotos - no que tange à instrução teórica e à instrução prática de voo.

No caso de instrução teórica, a ANAC institui os currículos mínimos a serem avaliados, padronizados através dos Manuais de Curso da SEPC (Antigo IAC). Estes atendem às diversas graduações de pilotos, bem como os requisitos necessários para a concessão das licenças e/ou habilitações técnicas.

Cabe ressaltar que, para habilitar o piloto, devem ser atendidos os requisitos de idade, escolaridade, conhecimento, experiência, instrução de vôo e aptidão psicofísica.

Tais requisitos encontram-se detalhados no RBHA 61.

As condições físicas dos pilotos são avaliadas e atestadas pelo Centro Médico Aeroespacial - CEMAL ou por uma Junta Especial de Saúde, com periodicidade variável, de acordo com cada licença.

Devido à abrangência e à complexidade do assunto, maiores esclarecimentos, sobretudo relativos a casos particulares, podem ser obtidos também através da consulta aos RBHA 121, para operação de aeronaves de grande porte, e RBHA 135, para operação de aeronaves de pequeno porte.


Com a comprovação da habilidade técnica, por meio do cumprimento dos requisitos mencionados, a ANAC emite as licenças e/ou habilitações e certifica o piloto para o mercado de trabalho.


O que é ser um piloto de avião?

Piloto de avião é o profissional altamente capacitado que realiza vôos em aviões extremamente seguros. O avanço da tecnologia fez com que várias funções dos pilotos fossem substituídas. Este profissional tornou-se um supervisor de sistemas. Ele tem menos funções agora no sentido de controlar o avião de momento a momento. Agora ele programa o computador, determina parâmetros e monitora a automação. A profissão de piloto é uma das mais cobiçadas dentro da aviação civil.

Quais as características desejáveis para ser um piloto de avião?

Para ser um piloto de avião é necessário que o profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique muito aos estudos e treinamentos. Outras características interessantes são:
responsabilidade
concentração
autocontrole
controle emocional
capacidade de trabalhar sobre pressão
capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais
capacidade de trabalhar em equipe
raciocínio rápido
raciocínio espacial
paciência
agilidade
comprometimento
disciplina

Qual a formação necessária para ser um piloto de avião?

Para ser um piloto de avião é necessário que o profissional escolha entre a formação civil ou militar. Para a formação civil, há diversos aeroclubes e escolas de pilotagem espalhados pelo Brasil que ministram cursos de piloto privado e piloto comercial. No caso de piloto privado ou desportivo, basta ter o Ensino Fundamental. Já para seguir a carreira de piloto comercial, é preciso ter concluído o Ensino Médio. Existem também algumas faculdades particulares que possuem o curso de Ciências Aeronáuticas com ênfase em Piloto Comercial, que tem duração de três anos e ainda está em fase de reconhecimento pelo MEC. Para seguir a carreira militar, o profissional tem a possibilidade de cursar a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, prestando concurso no final da oitava série do Ensino Fundamental, ou participar do vestibular da Academia da Força Aérea após concluir o Ensino Médio.
Para ser um profissional da aviação civil, o piloto deve ter no mínimo o Ensino Médio completo, ter concluído os cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial e acumulado pelo menos 150 horas de vôo. A fluência na língua inglesa é desejável. Um pré-requisito muito importante é a realização do exame médico todo ano, onde a integridade física do piloto é atestada enquanto ele quiser voar.
O curso teórico de Piloto Privado tem a duração de quatro meses, e o aluno deve acumular 35 horas de vôo em até dois anos. Após essa fase, ele tem de freqüentar o curso de Piloto Comercial por mais quatro meses e acumular um total de 150 horas em até dois anos. A idade mínima para o aluno freqüentar as aulas é de 17 anos, mas ele deverá completar 18 anos para obter a licença de piloto privado e poder voar sozinho. Para o piloto comercial, a exigência é ter, no mínimo, 18 anos.
O profissional que quiser ser habilitado como piloto comercial, deve completar no mínimo 150 horas de vôo. Essa habilitação ou licença é adquirida através do Departamento de Aviação Civil (DAC). O tempo de estudo depende da rapidez com que o aluno realiza seus vôos de treinamento. Em média, leva-se de três a quatro anos.

Principais atividades

realizar vôos privados ou comerciais
zelar pela segurança dos passageiros
realizar pousos e decolagens
fazer exames médicos todo ano
participar de treinamentos: regulamentos de tráfego aéreo, técnica de equipamento (estudo dos sistemas do avião em que voamos), combate a incêndios, primeiros socorros, cargas perigosas
receber e seguir orientações da torre de controle
trabalhar em equipe

Áreas de atuação e especialidades

O piloto de avião pode especializar-se em diferentes áreas: piloto privado, comercial, de linhas aéreas, táxi-áereo dentre outros. A categoria que o profissional escolhe seguir varia de acordo com sua habilitação. Abaixo alguns exemplos:
PP e PP-H - Piloto Privado e Piloto Privado de Helicóptero
IFR - Vôo por Instrumento
PC/IFR - Piloto Comercial/ Vôo por Instrumento
PC/H - Piloto Comercial (helicóptero)
Piloto Agrícola
PLA/AV - Piloto Aéreo (avião)
PLA/H - Piloto Aéreo (helicóptero)
Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o piloto de avião está em expansão e a remuneração é acima da média. É uma carreira que está em alta mas o sucesso desta profissão depende muito da vocação, empenho e dedicação. Um mercado que está criando ótimas oportunidades é o do táxi-aéreo, onde empresas aéreas possuem aviões e helicópteros para fretamento (aluguel). Elas têm a mesma programação de treinamento e segurança das grandes empresas aéreas.

Fonte: Bianch

Postar um comentário

Tradutor - JA!

Credits

Copyright 2012 Template by: Jovem Aeronauta